Cordel conta história da Batalha do Jenipapo

Publicação produzida pela CCom traz texto de professora especialista em cordel e ilustrações em formato de xilogravura.

 

 

Um capítulo da história brasileira tecido com terra, sangue, pólvora e espírito de liberdade. Assim é a Batalha do Jenipapo, um conflito que aconteceu na cidade de Campo Maior e envolveu centenas de sertanejos numa luta contra as tropas portuguesas em defesa de um Brasil livre.

Sabendo da importância deste episódio, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) produziu um folheto de cordel para marcar a data. A publicação será lançada oficialmente no próximo domingo (13), durante a cerimônia alusiva à Batalha que será realizada em Campo Maior.

Cordel – Batalha do Jenipapo (Foto: Divulgação)

 

“O nosso objetivo foi utilizar uma linguagem tipicamente nordestina e tornar mais acessível a história deste confronto que colocou o Piauí no contexto da independência do Brasil”, explica o coordenador João Rodrigues.

A publicação foi escrita pela professora Josefina Ferreira Gomes de Lima, mestre em Literatura e cordelista, tem projeto gráfico é de Sanatiel Costa e ilustrações de Marcos Pê.

O cordel tem como objetivo dar mais visibilidade a esta importante passagem da História do Brasil para que nunca se esqueça a valentia e a alma guerreira desse povo que, com sua bravura, deu a vida por uma nação soberana.

Leia e baixe o cordel, clicando aqui

Carlos Lustosa – CCom